Pedro Pagani Toscano, administrador da Lock, falou à revista Vida Imobiliária sobre o sucessivo aumento no volume de projetos realizados de Fit-Out.
Os últimos cinco anos registaram sucessivamente um aumento no volume de projetos realizados de fit-out, em linha com a dinâmica conhecida nos mercados em que esta atividade se insere. Escritórios, Hotelaria e Comércio de rua ou de Centros Comerciais, foram os segmentos que mais contribuíram para o crescimento do mercado de fit-out. Além da nova procura que se tem verificado, a necessidade atual de relacionar cada vez mais a interdependência entre a arquitetura dos edifícios e a própria arquitetura de interiores tem motivado muitas empresas a reequacionar e a valorizar os interiores dos espaços que ocupam ou apresentam, como forma de agregar comodidade e qualidade aos seus colaboradores ou visitantes, permitindo atrair e reter talentos no caso dos escritórios, novas experiencias visuais e serviços complementares nos hotéis, como forma de captação de novos clientes e uma imagem diferenciadora no caso do comércio.
A evolução técnica dos edifícios no que respeita a equipamentos mais amigos do ambiente e com menor consumo energético, tem igualmente despertado a necessária e tão falada consciência ambiental junto das empresas, e contribuirá igualmente para que as mesmas identifiquem a necessidade de mudarem ou atualizarem os seus espaços com soluções mais sustentáveis, cumprindo assim o seu desejo de deixarem a sua pegada verde no meio ambiente. Em simultâneo no mercado de escritórios, segmento rei no que respeita ao mercado do fit-out o conceito de ocupação de espaço tem mudado, motivado pela necessidade de reforçar o local de escritório como centro de comunidade e bem-estar, sem descurar as novas realidades de teletrabalho impulsionadas pelo mundo cada vez mais globalizado e digitalizado.
O mercado de fit-out é reconhecido por todos os stakeholders existentes na cadeia de valor do segmento, como um mercado especializado, composto por profissionais qualificados e experientes, preparados para executar e agregar valor a qualquer tipo de projeto. Trata-se de um mercado consolidado e com potencial de crescimento, o que tem motivado o aparecimento de novas empresas no setor, onde a LOCK Corporate Spaces se destaca como um dos mais recentes players de mercado com um volume de obras realizadas considerável no segmento dos escritórios, lojas, hotelaria, ginásios, residencial e reabilitação urbana, posicionando–nos como uma das empresas de referência no setor.
Versão original publicada pela Revista Vida Imobiliária disponível aqui.